Músicos no Palácio de Belém (com vídeos)

No dia 26 de janeiro, os alunos de duas turmas da Escola E.B. 2,3 Dr. Pedrosa Veríssimo, participaram, a convite da Presidência da República, no Programa “Músicos no Palácio de Belém” que decorreu no Antigo Picadeiro Real e teve como convidado o maestro Martim Sousa Tavares. As turmas convidadas integram alunos do Ensino Articulado e que, na sua maioria, se encontram a frequentar o Conservatório David Sousa, na Figueira da Foz. Assim, a oportunidade de contactarem ao vivo com o maestro e a possibilidade de lhe apresentarem questões foram aceites de forma entusiástica pelos alunos.

As turmas foram acolhidas pela escritora Isabel Alçada, aqui no papel de consultora da Casa Civil do Presidente da República para a área da educação. Durante a sessão, o maestro manteve uma conversa com os alunos sobre o seu percurso de vida e artístico onde ficou patente a sua capacidade de comunicação assim como o seu discurso motivador.

No final da sessão tomou a palavra o Senhor Presidente da República que, num discurso dirigido aos jovens presentes, enalteceu as qualidades do maestro Martim Sousa Tavares tendo também destacado o seu papel na descentralização da arte, em concreto na música. Aproveitou também a oportunidade para enaltecer o trabalho dos professores solicitando uma salva de palma aos alunos que corresponderam, o que, tendo em conta o momento que se vive atualmente de revindicação na carreira docente, sensibilizou os professores presentes. Para concluir da melhor maneira houve ainda lugar à “selfie” da praxe e degustação de um característico pastel de Belém.

Após esta tão agradável e profícua visita, os alunos visitaram o Pavilhão do Conhecimento onde a Ciência tem destaque. Aí puderam participar em duas exposições : Dòing, orientada para a Robótica, e Explora, numa vertente mais ligada à Física. A exposição Dòing apresenta um espaço para criar, fazer, experimentar, construir e partilhar, onde tentativa e erro se conjugam de forma divertida e inspiradora. A Sala Explora é formada por 40 módulos interativos que os alunos exploraram de forma autónoma e com o apoio dos professores. A terceira exposição denominada “Dinossauros – O Regresso dos Gigantes” permitiu aos alunos recuarem no tempo e viajarem até à Era Mesozóica. Um universo para descobrir!

Foi um dia muito preenchido e muito apreciado. É de destacar a disponibilidade da Câmara Municipal da Figueira da Foz que ao disponibilizar um autocarro possibilitou a concretização da visita de estudo.