Fake science: As perigosas microondas!

 

Será que o seu forno conspira contra si?

Atualmente, por todos os meios de comunicação social se discutem as fake news. Mas a Fake Science  (ciência falsa ou pseudociência), que circula em abundância pela internet, embora perigosa, é pouco falada.

Este mês, o tema são as malquistas microondas.

Numa pesquisa de poucos minutos sobre as microondas, somos informados que estas são ionizantes (não são!) e por isso cancerígenas, que se utilizarmos água que tenha sido aquecida no microondas para regar as plantas estas morrem, que provocam a obesidade (!?!) e todas as doenças que imaginar se possa.

O que são as microondas? Para começar, temos de  falar um pouco sobre a luz.

A luz é constituída por ondas eletromagnéticas.

Vivemos mergulhados em ondas eletromagnéticas: umas são visíveis, aos nossos olhos, outras não.

Ao conjunto de todas as radiações eletromagnéticas damos o nome de espectro eletromagnético:

Se a luz visível, aquela que vemos com os nossos olhos, não é perigosa, menos perigosas serão as radiações de rádio, microondas ou infravermelho pois são ainda menos energéticas. Os comandos das nossas televisões utilizam radiação infravermelha e não há notícia de alguma vez terem provocado doenças cancerígenas!

Não, as microondas não são cancerígenas porque não são ionizantes. Não conseguem, ao contrário dos raios gama, por exemplo, transformar átomos em iões. Não são suficientemente energéticas.  Os fornos microondas aquecem a comida porque utilizam radiação microondas – esta luz provoca a agitação das moléculas de água. Por isso, é tão fácil aquecer a sopa!

Se está com receio de que a sua pele aqueça em demasia por estar perto do forno microondas (somos constituídos maioritariamente por água), não se assuste, o forno que tem em casa funciona como uma gaiola de Faraday. Nada do que se passa dentro do seu forno, vem cá para fora. Nunca ouviu dizer que o melhor lugar para se proteger num dia de trovoada é o seu carro? Isto acontece porque a estrutura metálica absorve as descargas elétricas. Para perceber o que é uma gaiola de Faraday, veja o vídeo:

Se não está convencido e quer saber se o seu forno conspira contra si, assista a este bem humorado vídeo.Está em inglês e as legendas automáticas em português são pouco fiéis  mas consegue-se perceber o essencial.

Cláudia Machado