Dia Mundial da Alimentação

 

Na semana entre 16 e 22 de outubro comemorou-se a efeméride supracitada. A nossa escola procurou, com a colaboração dos diretores de turma, reforçar a sensibilização dos alunos para a importância de uma dieta equilibrada. Na aula de Cidadania e Saberes foi apresentado/explorado um documento síntese, baseado num estudo realizado o ano passado pelo Prof. Mário Ferreira, que quantificou o desperdício de comida na cantina escolar, tendo-se acrescentado os custos das refeições não consumidas pelos alunos subsidiados, com a intenção de confrontar os alunos com os elevados valores do desperdício, que se traduzem em refeições incompletas/desajustadas, bem como num esbanjamento financeiro escusado.

Esta sensibilização passou também pela afixação, nas portas das salas, de informação nutricional/benefícios para a saúde de alguns alimentos, bem como pela entrega de um folheto informativo aos encarregados de educação que reforçava a importância da promoção, junto dos seus educandos, de escolhas alimentares saudáveis.
Foram também distribuídos batidos de fruta pelo ATL, com a colaboração dos alunos, nos intervalos da manhã do dia 16 de outubro, como exemplo de uma prática alimentar saudável.
Numa dinâmica colaborativa com a Biblioteca escolar, a coordenadora da mesma deixa-nos algumas sugestões de leitura:

[gview file=”https://agrupaiao.pt/wp-content/uploads/2012/10/SugestoesBE.pdf” save=”1″]

A equipa do PES