AEP no projecto «School XXI – Overcoming Challenges»

De 10 a 18 de maio os 10 directores que constituem a Comissão Pedagógica do Centro de Formação da Associação de Escolas Beira Mar, representando todas as escolas e agrupamentos dos concelhos da Figueira da Foz, Cantanhede, Montemor-o-Velho e Mira, estiveram presentes na cidade de Valência (Espanha) a fim de participarem no projecto Erasmus+ «School XXI – Overcoming Challenges». Estiveram igualmente presentes o director do Centro de Formação assim como a docente responsável pela formação.

Ao longo destes dias, a delegação portuguesa contactou diariamente (manhã e tarde) com a realidade da Escola Jaume I El Conqueridor, situada em Catarroja, protagonista de inovadoras metodologias no domínio da aprendizagem dos alunos, tendo participado nas mais diversas atividades, desde aulas com alunos de diversas idades até reuniões com a direção e com o corpo docente.

Esta escola é frequentada por cerca de 400 alunos, do pré-escolar ao 1º ciclo, sendo que o 1º ciclo desenvolve-se nos mesmos moldes durante 6 anos. Em Valência o equivalente ao 2º ciclo, do sistema educativo português, não existe, e a escolaridade obrigatória é de 16 anos. Os alunos desta escola estudam em duas línguas, o castelhano e o valenciano (com inúmeras palavras iguais na língua portuguesa).

A experiência será alvo de análise posterior por parte da Comissão Pedagógica do CFAE Beira Mar, sendo que esta nova metodologia, denominada «Comunidades de Aprendizagem», é aplicada em algumas escolas espanholas desde 2010 e patrocinada pela União Europeia.