Banco de Portugal premiou o Agrupamento de Escolas de Paião

O Vice-Governador do Banco de Portugal, Luís Máximo dos Santos, em representação do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, entregou, no dia 19 de maio, o prémio do Concurso Todos Contam para o 3.º ciclo do ensino básico ao Agrupamento de Escolas do Paião — Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos Dr. Pedrosa Veríssimo.

A Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos Dr. Pedrosa Veríssimo, do Agrupamento de Escolas do Paião, venceu a 10.ª edição do Concurso Todos Contam na categoria reservada ao 3.º ciclo do ensino básico com o projeto “Poup@r, Comer e Viver… Bem!”. Este projeto inclui atividades letivas e lúdicas destinadas a promover a educação financeira de cerca de 130 alunos do 3.º ciclo do ensino básico daquele estabelecimento de ensino.

Durante a sessão de entrega do prémio, a diretora do Agrupamento de Escolas do Paião, Ana Paula Carrito, e as professoras coordenadoras do projeto, Albertina Seco, Cristina Sopas, Regina Veríssimo e Teresa Maia, apresentaram a iniciativa premiada e destacaram a sua natureza multidisciplinar. Um grupo de alunos do clube de teatro da escola representou a peça “A crise de 1929”.

Na cerimónia, o Vice-Governador do Banco de Portugal incentivou professores e alunos a prosseguirem estes projetos e a promoverem a literacia financeira, pelo enorme benefício que esta traz a nível individual e para a sociedade. O Vice-Governador recordou ainda que o Banco de Portugal e os outros supervisores financeiros estão firmemente comprometidos com a educação financeira.

A sessão contou também com a intervenção de Lúcia Leitão, presidente da Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira. Lúcia Leitão congratulou os professores e os alunos pelo trabalho desenvolvido e encorajou os jovens presentes a refletirem sobre a forma como gerem o seu dinheiro e a adquirirem conhecimentos financeiros, que serão úteis ao longo da vida.

Sobre o concurso Concurso Todos Contam

O Concurso Todos Contam é promovido anualmente pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão dos Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) em colaboração com o Ministério da Educação, com o objetivo de premiar os melhores projetos de educação financeira a implementar nas escolas.

A 10.ª edição do Concurso Todos Contam contou com um total de 54 candidaturas a “Prémios Escola”, que envolviam cerca de 10 mil alunos de 82 escolas da maioria dos distritos de Portugal Continental e das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Foram também submetidas 5 candidaturas ao “Prémio Professor(a)”.

Fonte: todoscontam.pt/noticias/banco-de-portugal-entregou-premio-do-concurso-todos-contam-ao-agrupamento-de-escolas-do