Domínios de Articulação Curricular_ 8.ºano

No âmbito de articulação entre a Biblioteca Escolar e os DAC, aqui estão algumas sugestões de leitura de obras úteis para o desenvolvimento de trabalho de pesquisa sobre o tema “O Mar”.

O nosso icebergue está a derreter

Jonh Kotter

Esta fábula conta a história de um grupo de belos pinguins imperadores que vive de acordo com a tradição há muitos anos. É então que Fred, um pinguim curioso e observador, descobre que um problema potencialmente devastador ameaça o lar da sua colónia – mas, de uma forma geral, ninguém o ouve.

Esta história fala de resistência à mudança e de ações heróicas, de obstáculos aparentemente inultrapassáveis e das táticas mais inteligentes para lidar com esses mesmos obstáculos. É uma fábula que podemos transpor sob várias formas para o que nos rodeia e que constitui uma valiosa orientação para um mundo em constante e vertiginosa mudança.

Descobrir a Praia

Mike Weber, Ana Ferreira e Assunção Santos

Este livro pretende estimular a curiosidade sobre a praia e as dunas, que fazem parte desse grande espaço a que se chama litoral.
“Descobrir a Praia” fala dos animais que rastejam e saltam pela praia fora, que correm e nadam, que furam a areia e se escondem nela e debaixo das algas que se juntam na linha da maré alta. Fala ainda das aves que voam, correm e lutam pelo alimento que o mar vai trazendo e que fazem os ninhos nas dunas.

 

Descobrir as Poças de Maré

Mike Weber (Autor) Assunção Santos (Autor) Ana Ferreira (Ilustração)

Este livro é sobre a descoberta e observação das poças na zona entre marés que faz parte do grande espaço que se chama litoral. Fala dos seres vivos que se encontram nestas poças e da melhor maneira de os observar e classificar sem estragar ou destruir.
Destina-se a um público jovem, dos 8 aos 12 anos, procurando contribuir para a sua educação ambiental.

 

Plásticus Maritimus

Ana Pego; Bernardo P. Carvalho; Isabel Minhós Martins

Quando era pequena, a bióloga Ana Pêgo não brincava no quintal, mas quase sempre na praia. Fazia passeios, observava as poças de maré e colecionava fósseis. À medida que foi crescendo, apercebeu-se, porém, de que uma nova espécie invasora se tornava cada vez mais comum na areia: o plástico.

Para melhor alertar para as suas consequências na vida do planeta, Ana decidiu colecionar e dar um nome a esta espécie. Chamou-lhe Plasticus Maritimus, e desde então nunca mais lhe deu tréguas, iniciando um projeto de sensibilização para um uso mais sensato dos plásticos.

Inspirado neste projeto, este livro contém informação sobre a relação entre o plástico e os oceanos. Inclui também um guia para preparar idas à praia, com o objetivo de colecionar e analisar exemplares desta espécie. Objetivo: motivar para a mudança. O Plasticus Maritimus merece ter os dias contados!

MAR

Atividário

Textos de Ricardo Henriques e ilustrações de André Letria

Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com Temas Científicos e inspirador de múltiplas atividades criativas sobre o mar e muito mais…

Se o nosso planeta tem mais mar que terra, então porque é que não se chama planeta Mar?
Provavelmente já não vamos a tempo de mudar os dicionários e os livros de geografia, mas fica aqui a nossa homenagem a essa grande piscina tão importante para os portugueses, povo de marinheiros e comedores de bacalhau.
Este atividário (atividades + abecedário) aviou-se no mar e dá-te palavras para mastigar e não deitar fora.

Brinca com elas e com os seus significados, uma e outra vez, porque no mar muito sal para provar, muitas lendas para contar e muitas vidas para descobrir, sejam de peixes ou piratas.

Um Mar de Plástico – National Geographic  (junho 2018)

Oito milhões de toneladas de plástico terminam todos os anos no oceano. Isto é apenas a ponta do icebergue…