Mitos que perduram.

A vitamina C e a constipação

Quantos de nós não cresceram a tomar suplementos de vitamina C? Quantas mães, convencidas  que com esta prática conseguiriam evitar espirros e narizes a pingar nos seus “rebentos”, os obrigavam a tomar pastilhas efervescentes desta vitamina? Infelizmente, os estudos até agora realizados não encontraram qualquer benefício nesta prática.

Origem do mito: Nos anos 70, o prémio Nobel da Química Linus Pauling* convenceu-se que o consumo de doses elevadas de vitamina C o protegiam da constipação e de outras doenças. Sendo ele um galardoado prémio Nobel, foi levado a sério, tendo sido realizados vários estudos na tentativa de comprovar as suas alegações. 

Se quiser saber mais sobre o mito da vitamina C e como pode prevenir a constipação, pode ler este artigo do Dr. João Júlio Cerqueira: https://www.scimed.pt/geral/prevencao-constipacao-que-funciona

Revisão Cochrane sobre o efeito da vitamina C: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23440782

*Linus Pauling foi galardoado com o Nobel de Química pelo seu trabalho relativo à natureza das ligações químicas. Também recebeu o Nobel da Paz pela sua campanha contra os testes nucleares. O diagrama de Pauling é bem conhecido dos alunos de Física e Química a partir do 10.º ano.

Os suplementos de antioxidantes

Consumir fruta e hortaliças ajuda a prevenir doenças cardíacas, neurológicas ou até alguns tipos de cancro. Estes alimentos são ricos em antioxidantes (vitamina A, beta-caroteno, vitamina E, vitamina C, selénio).

Será que ingerir suplementos destes antioxidantes é benéfico para a sua saúde? Esta hipótese tem sido testada mas os resultados são muito pouco animadores. De acordo com os estudos efetuados, verifica-se até um ligeiro aumento da mortalidade (3-4%) nos consumidores destes suplementos.

Como afirma o Dr. José Paulo Andrade, Professor na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, no artigo que poderá ler na íntegra mais abaixo,”na ausência de carências nutricionais, um indivíduo saudável não deve consumir suplementos com antioxidantes.”

Ao invés de gastar dinheiro nesses suplementos, é preferível ir ao mercado, comprar umas belas hortaliças e fazer uma saborosa sopa. Fica melhor servido e gasta menos dinheiro.

Pode encontrar o artigo do Dr. José Paulo Andrade aqui: https://www.scimed.pt/geral/antioxidantes-prejudicial-para-saude

Revisão Cochrane sobre antioxidantes: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24241129