30 de Janeiro: Dia Escolar da Não Violência e da Paz

Bullying

BullyingO bullying é um problema grave que acontece todos os dias, um pouco por todo o mundo, e que pode levar a vítima à depressão, à perda de autoestima e, em casos extremos, ao suicídio conhecido por “bullycide”. A Escola é um dos lugares onde o bullying pode ser praticado, uma vez que neste espaço convivem diariamente crianças e adolescentes. Para a eliminação da violência na escola, devem ser criadas e tomadas as medidas necessárias por parte das entidades responsáveis. Quando são bem aplicadas e é envolvida toda a comunidade escolar, contribuem para o convívio saudável e equilibrado, ou seja, para a formação de uma cultura de não-violência na escola, e de uma forma mais geral, na sociedade.

Assim, neste âmbito e com o intuito de informar e sensibilizar os alunos para este fenómeno, a psicóloga escolar, Alexandra Mendes, dinamizou durante o mês de janeiro, ações junto dos alunos do 5.º ano.

Estas sessões fazem parte de um programa abrangente de combate ao bullying, que também já incluiu uma acção de formação para os Assistentes Operacionais do nosso Agrupamento estarem dotados de competências para identificar e intervir neste tipo de fenómeno.