Apresentação do projeto “A Estrela Vaidosa”

 

No final de mais um ano letivo, realizou-se na EB2,3 Pedrosa Veríssimo, nesta quarta-feira, 12 de julho, a apresentação aos docentes do Agrupamento de Escolas do Paião, do projeto “A Estrela Vaidosa”.

O projeto foi desenvolvido na EB1 de Regalheiras e consistiu na produção de um livro sensorial adaptado, do qual se fizeram duas versões digitais e um jogo interativo, os quais são disponibilizados num CD. A partir do livro desenvolveram-se outras atividades, nomeadamente uma dramatização e uma canção adaptada do cancioneiro popular. Totalmente produzido na escola, foram construídos três exemplares, tendo ficado um na escola de Regalheiras, outro na Biblioteca Escolar da sede do Agrupamento e o terceiro foi oferecido à Biblioteca Municipal da Figueira da Foz.

This slideshow requires JavaScript.

 

A génese deste projeto esteve na participação da escola numa visita de estudo à praia de Buarcos, a convite do Núcleo Museológico do Mar, da Figueira da Foz, para observar as poças de maré.

O texto foi adaptado a partir da história escrita pelos alunos do 1º ciclo em sala de aula e o projeto foi desenvolvido pela equipa da Unidade Especializada de Apoio, que funciona na EB1 de Regalheiras – docentes, terapeuta da fala e assistentes operacionais – com o envolvimento de todos os alunos e adultos da escola.

Inicialmente, pretendeu-se proporcionar aos alunos que frequentam a Unidade uma experiência significativa aproveitando a sua vivência desta visita para desenvolver competências de comunicação, leitura e escrita, enriquecimento de vocabulário, observação e preservação da natureza, conhecimento do mundo, entre outras. Durante o desenvolvimento do trabalho, foram-se criando várias dinâmicas que permitiram o crescimento do projeto tornando-o mais abrangente e possibilitando trabalhar com todas as crianças da escola, numa perspetiva inclusiva e holística, várias áreas previstas nos currículos do 1º ciclo.

O projeto foi apresentado na escola, em junho, às crianças dos Jardins de Infância de Regalheiras e de Santa Luzia e no serão da Biblioteca da EB2,3 Pedrosa Veríssimo. Posteriormente, foi também apresentado aos pais da EB1 de Regalheiras, na festa do final do ano.

O livro constitui um instrumento de trabalho para professores e educadores, disponível para ser trabalhado em sala de aula totalmente inclusiva, uma vez que foi concebido a pensar nos vários tipos de dificuldades: visual, auditiva, cognitiva e de comunicação.  Visualmente agradável, apelativo e com formato digital, pode também ser utilizado com crianças sem qualquer tipo de problemas.

Os ficheiros dos instrumentos para trabalhar com os alunos podem ser descarregados do SlideShare, a partir das ligações abaixo. Para funcionamento perfeito, deve ser descarregado o ficheiro do tipo de letra utilizado, aqui.