O mar é ciência e literatura

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O mar é ciência, mas é também literatura: fonte de vida e de inspiração

O DESAFIO 97 lançado pelo Instituto do Mar e pelo Laboratório MAREFOZ entrou na escola… foi o pretexto para a escrita. Em 97 palavras, surgiram micro histórias que povoam o imaginário dos nossos alunos e que refletem sensibilidades e preocupações ambientais.

Micro histórias: Leia AQUI!

Professora Albertina Seco

Fonte de vida ameaçada

Como já deves saber, os oceanos são o habitat de muitas espécies de seres vivos e cobrem cerca de 71% da superfície terrestre.

Infelizmente, a poluição ameaça a biodiversidade do meio marinho. Diariamente são lançadas nos mares toneladas de pesticidas, fertilizantes químicos, plásticos, detergentes, produtos petrolíferos e esgotos. Também as alterações climáticas estão a afetar a vida marinha pondo em perigo os ecossistemas marítimos. A emissão de grandes quantidades de dióxido de carbono, devido ao consumo de combustíveis fósseis (carvão, gás, petróleo), provoca o aumento da temperatura à superfície dos mares e a sua acidificação. Estima-se que a acidez média dos oceanos aumentou cerca de 30% desde 1750.

Quer o aumento da temperatura, quer a acidificação dos mares são, por exemplo, responsáveis pela degradação dos recifes de coral. Estas formas de vida animal muito recifes_coralprimitivas possuem uma biodiversidade riquíssima. Um quarto das espécies marinhas vive nas suas colónias. Estima-se que cerca de 25 a 30% dos recifes de coral do mundo estejam num estado avançado de degradação. A redução do pH da água do mar para valores abaixo de 7,9 é uma das causas desta deterioração.

Mas, afinal o que é a acidificação dos oceanos? E o pH?

Quando se fala em ácido, que substâncias te ocorrem?

O sumo de limão e o vinagre têm um sabor amargo. Porquê?

LimãoO sumo de limão, por exemplo contém ácido cítrico. Já o vinagre contém ácido acético.

Além das soluções ácidas, também existem as soluções básicas ou alcalinas que resultam da dissolução de uma base em água.

A lixívia, por exemplo, é básica pois contém hipoclorito de sódio. Alguns detergentes contêm amoníaco que também é uma base.

Existem substâncias que não são ácidas nem básicas. Essas substâncias quando dissolvidas em água originam soluções neutras.

A maior ou menor acidez de um ácido ou a basicidade de uma base pode ser medida numa escala: a escala de pH. Esta escala, para uma temperatura de 25 °C, varia entre 0 e 14.

Escala_pH

Como podes observar na figura, quanto menor for o valor do pH, mais ácida será a solução. Para teres uma ideia, a tabela seguinte apresenta os valores aproximados de pH de algumas substâncias tuas conhecidas:

pH_materiais

O valor do pH à superfície dos oceanos varia entre 7,9 e 8,3 pelo que se pode dizer que é básico ou alcalino.

Quando dizemos que a emissão excessiva de dióxido de carbono é responsável pela acidificação dos oceanos é porque este gás, à temperatura ambiente, quando dissolvido em água, dá origem a um ácido: o ácido carbónico. Em suma, o acréscimo de CO2 na água do mar diminui o pH desta, pondo em risco muitas formas de vida.

Experiências em casa: o indicador de couve roxa

Existem substâncias que alteram a sua cor na presença de uma solução ácida, básica ou neutra. Chamam-se indicadores ácido-base.

Podes preparar o teu indicador ácido-base e utilizá-lo para descobrir o carácter químico (ácido, básico ou neutro) de algumas soluções de uso diário.

A couve roxa possui algumas substâncias que mudam de cor consoante se encontrem na presença de ácidos ou bases.couveRoxa

Preparar este indicador é bastante fácil. Basta colocar água a ferver, cortar um pouco de couve em juliana e adicioná-la à água. Agora é só adicionar alguns mililitros desta infusão à solução que pretendes testar. Podes experimentar com sumo de limão, vinagre, lixívia, pasta de dentes, limpa-vidros, etc. A cor assumida pelo indicador até te permite ter uma ideia do valor do pH da solução, conforme podes observar na figura abaixo.

http://www.profpc.com.br/medidas_acidez.htm
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Boas experiências!