Escalada de Dificuldade

Clube de Montanha da Figueira da Foz/Agrupamento de Escolas do Paião

Realizou-se no passado dia 22 de novembro, a prova do circuito FPME de Escalada de Dificuldade para jovens no Pavilhão Municipal do Paião. Como tem sido habitual, a adesão a este tipo de competição tem sido muito positiva. Desta vez, não foi diferente, tendo-se registado 50 participantes distribuídos pelos escalões de minis, infantis, iniciados, juvenis e juniores.

Álbum de fotografias: goo.gl/photos/o5ogmx2kYPSBcT6S7

A prova, na fase eliminatória (em “contest”), foi divida em dois momentos de hora e meia cada. Em cada parte, a organização disponibilizou três vias (cada atleta tinha de escalar 3 vias por escalão) com diferentes níveis de dificuldade. Os atletas dos diferentes escalões tiveram oportunidade de provar vários tipos de vias, de força, equilíbrio e até de coordenação, para assim carimbar um lugar entre os seis finalistas de cada escalão.

As finais, como sempre, foram bastante disputadas desde o escalão infantil até aos juniores. Na final os atletas tinham que escalar uma via com um grau de dificuldade superior, em relação a primeira parte de prova.

A “jogar em casa”, os atletas do Clube de Montanha da Figueira da Foz /Agrupamento de Escolas do Paião evidenciaram-se mais uma vez pela positiva (nos diferentes escalões), o que demonstra a consistência do nível dos nossos atletas, justificando assim, o trabalho e empenho ao longo do ano. A organização da prova foi uma parceria do CMFFF com o nosso Agrupamento. Nesta prova participaram na competição alunos que estão pela primeira vez no grupo/equipa do desporto escolar de escalada da escola e que demonstraram que tem qualidade para progredir nesta modalidade.

O clube e a escola alcançaram as seguintes classificações:

  • Minis: 1º Francisca Gonçalves; Infantil feminino: 4º Joana Cachulo, 5º Telma Santos, 7º Alexandra Marques e 8º Iara Curado;
  • Infantil masculino: 1º Afonso Crisanto e João Ferreira, 5º João Cristino, 6º André Ferreira, 7º Miguel Pedrosa, 8º David Francisco, 9º Francisco Cardoso, 10º Daniel Martins, 11º Filipe Gaspar, 12º Diogo Campizes, 14º Alexandre Marques e 15º Gilberto Moreira;
  • Iniciado feminino: 1º Beatriz Coimbra;
  • Iniciado masculino: 3º Pedro Machado;
  • Juvenil feminino: 1º Milene Masson;
  • Juvenil masculino: 1º Francisco Seco;
  • Júnior feminino: 1º Mariana Jordão; 2º Patrícia Medina.

Um dos objetivos da organização foi de que todos os participantes tivessem motivados e pudessem desfrutar de um dia de competição e também de diversão. Queremos salientar ainda o esforço que atletas e responsáveis e clubes fizeram em deslocar-se e participar neste evento.

O CMFF/Agrupamento de Escolas do Paião destaca ainda as entidades/marcas que acreditaram na realização desta prova na Figueira da Foz e que sem elas não teria sido possível ultrapassar as dificuldades inerentes à organização deste tipo.

Câmara Municipal da Figueira da Foz | Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada | Inlineout | Tobogã