Programa Eramus +

 

Juventude em Ação – Programa Eramus +

No dia 16 de Dezembro, decorreu no Auditório da Escola E.B. 2.3 Dr. Pedrosa Veríssimo – Paião, a Ação de Formação Eramus +, direcionada aos alunos do 9º ano de escolaridade.

A ação foi dinamizada pela Dr.ª Carla Mendes, formadora do Programa Juventude em Ação.

Imagem 003A formadora iniciou a sessão, apresentado resumidamente a finalidade do Programa Juventude em Ação, referindo que se trata de um programa da União Europeia para os jovens. Têm como objetivo primordial, estimular o sentido ativo de cidadania europeia. a solidariedade e a tolerância entre os jovens europeus e o seu envolvimento na construção do futuro da União Europeia.

O programa Juventude em Ação integra várias ações as quais foram explicadas, designadamente:

  • Intercâmbios
  • Iniciativas Jovens
  • Projetos de Participação Democrática
  • Serviço Voluntário Europeu
  • Eramus +

 

Imagem 004O Programa Eramus + é um programa, no qual os jovens encontram um universo de oportunidades, ligadas à Juventude, à Mobilidade no espaço europeu, ao Voluntariado, à Educação Não-Formal, integrando ainda, novas valências como o Desporto, a Educação e o Ensino Profissional.

O novo quadro comunitário 2014-2020 incorpora o Programa Eramus + destinado a jovens que pretendam alargar os seus horizontes, através de experiências enriquecedoras para a sua formação pessoal e profissional.

O programa permite aos jovens a aquisiação de novos conhecimentos e competências, interiorizar outros saberes e culturas, promover a igualdade entre homens e mulheres e a luta contra a discriminação em razão do sexo, raça, ou origem étnica, religião ou crença, deficiência, idade ou orientação sexual.

Outros objetivos a assinalar são:

  • melhorar o nível de competências e aptidões dos jovens, incluindo os menos favorecidos
  • promover a participação na vida democrática na Europa e no mercado de trabalho, a cidadania ativa, o diálogo intercultural, a inclusão social e a solidariedade.

Imagem 001Para esclarecimentos adicionais, os alunos podem consultar o site: www.juventude.pt