Riscos aumentam durante o Natal

Fazer compras online durante o Natal pode dar a graves consequências.

Hábitos frequentes durante o Natal como compras online, a partilha de ficheiros como postais de Natal e vídeos ou a tendência para descontrair mais nas redes sociais podem colocar em causa a segurança dos nossos dados e equipamentos.

“Vou descarregar este postal de Natal e partilhá-lo” ou “Chegou-me uma oferta incrível de produtos a 50% de uma loja online, vou dar uma espreitadela”. Muitas vezes estes actos implicam risco de segurança graves. O Natal é uma época que implica muitas mudanças na rotina dos utilizadores, é uma época de compras de última hora, de muita actividade nas redes sociais, de partilhas de ficheiros. Este género de actividades podem muitas vezes representar um sério risco para a segurança da nossa vida digital, já que se expõem os dados contidos em smartphones, portáteis, tablets, etc.

Durante a época natalícia, mais do que nunca, é frequente partilharmos os nossos dispositivos, o que aumenta as possibilidades de infecção ou de acessos maliciosos aos dados que estes contêm. Também é habitual que dediquemos longos momentos a navegar na web em busca de ofertas para presentear ou ficheiros divertidos para partilhar com amigos e familiares, o que por vezes implica visitas a páginas que contêm malware ou descarga involuntária de vírus. Se a este “cocktail” somarmos os convites que costumamos aceitar de pessoas com as quais há muito tempo não temos contacto ou a ligação a redes WiFi públicas (de estações, aeroportos, etc.) para consultar o email, os riscos para a segurança disparam de forma exponencial nesta altura.

Conselhos compilados pela empresa Checkpoint, empresa de sistemas de segurança e criadora do firewall:

Manter sempre actualizada a protecção dos equipamentos (não só portáteis, também tablets e smartphones);

Evitar aceder a redes WiFi de lugares públicos (e nunca introduzir passwords ou credenciais de acesso);

Não partilhar dispositivos com terceiros;

Estar prevenido em caso de mensagens repentinas com ofertas suspeitas ou que solicitem certos dados (podemos ser vítimas de um ataque de phishing);

Controlar os hábitos de navegação dos mais pequenos, já que dispõem de mais tempo livre e estarão mais expostos aos riscos da web.