Projeto – Livros Andantes e Acompanhantes

Dando continuidade ao projeto “Livros Andantes e Acompanhantes” e com o contributo da Câmara Municipal e de funcionárias do Agrupamento, hoje dia 22 de outubro, deu-se cumprimento ao plano de distribuição das caixas, no Agrupamento de Escolas do Paião.

Ao longo destes nove anos as famílias têm demonstrado grande envolvência e recetividade. Este projeto desenvolveu competências de leitura favoreceu a criação de hábitos e rotinas, através dos meios e recursos que proporciona.
Para fomentar e alicerçar as relações entre a escola/família, esta foi convidada a associar-se a este projeto, envolvendo-se como mediadora e ajudando a criança a sentir que a leitura é valorizada e apreciada pela família.

Os livros deste projeto servem de base a diversas atividades revelando-se, uma mais-valia para os alunos e para os próprios docentes.
Este projeto tornou-se uma ferramenta essencial na aprendizagem da leitura e escrita. Promoveu a leitura e o livre acesso a livros de literatura infantil de qualidade, conduziu a criança, desde muito cedo a ter contacto com o livro como objeto de prazer e cultura.

Este projeto é o meio privilegiado de divulgação de obras e géneros, autores, ilustradores. É um importante recurso de trabalho que tem ajudado na concretização e cumprimento dos programas e atividades planificadas, quer no pré-escolar, quer no 1.º ciclo. Trata-se de um projeto dinâmico, que tem provocado impacto positivo nos alunos e em toda a comunidade escolar.
Agradecemos a todos que colaboram e mantêm vivo este projeto.

Maria Helena Ramos
IMG_0014

IMG_0015

IMG_0016

IMG_0017

IMG_0018