Bullying

 

O bullying é um problema grave que acontece todos os dias, um pouco por todo o mundo, e que pode levar a vítima à depressão, à perda de autoestima e, em casos extremos, ao suicídio conhecido por “bullycide”.

bullying

A Escola é um dos lugares onde o bullying é praticado com frequência, uma vez que neste espaço convivem diariamente crianças e/ou adolescentes. Para a eliminação da violência na escola, devem ser criadas e tomadas as medidas necessárias por parte das entidades responsáveis. Quando são bem aplicadas e é envolvida toda a comunidade escolar, contribuem para o convívio saudável e equilibrado, ou seja, para a formação de uma cultura de não-violência na escola, e de uma forma mais geral, na sociedade.

Assim, neste âmbito e com o intuito de informar e sensibilizar os alunos para este fenómeno, a psicóloga escolar dinamizou durante o mês de fevereiro, ações junto dos alunos do 6º ano da E.B. 2, 3 Dr. Pedrosa Veríssimo e dos alunos do 3º e 4º ano do Centro Escolar do Paião. Estas ações contaram com a participação ativa dos alunos que refletiram e deram as suas opiniões sobre a temática e também foram envolvidos em atividades através das quais se pretendeu exemplificar as consequências do bullying.

Em jeito de reflexão, cada turma irá elaborar um documento com “Os 10 mandamentos para prevenir e combater o bullying na Escola” e um cartaz que ilustre o que é o bullying. Esta atividade faz parte do Programa de Educação para a Saúde.