Afetos e Sexualidade

Uma equipa da UCC Farol do Mondego, em colaboração com a equipa do PES da escola, dinamizou palestras de esclarecimento sobre “Afetos e Sexualidade”.

Alguns alunos deram a sua opinião sobre a atividade:

Ana R.:

No passado dia 30 de janeiro, tivemos uma sessão de
esclarecimento com as enfermeiras, no auditório, entre os vários temas falados, um deles foi “a violência no namoro”, onde nos apresentaram o tema através de um vídeo e de um PowerPoint. Com esta sessão ficámos mais elucidados acerca dos temas falados.

Bárbara:

Nesta sessão falámos sobre os vários tipos de violência que existem, os afetos que podemos partilhar uns com os outros e com os cuidados que devemos ter numa relação. Há vários tipos de violência como: sexual, psicológica e física. Certos atos que temos e que têm connosco podem ser considerados como violência, por isso temos que nos manter atentos e não podemos desculpar tudo aquilo que nos fazem pensando que não vai voltar a acontecer.

Diogo:

As senhoras enfermeiras falaram, inicialmente, sobre a sexualidade e o que esta engloba.

Diana:

Gostei muito da sessão das enfermeiras. Falaram sobre a violência que há entre adolescentes; mais de metade dos adolescentes, sejam rapazes ou raparigas são violentados, de forma verbal, física, psicológica ou sexualmente.

Mariana:

As enfermeiras  na sessão de esclarecimentos explicaram que há vários tipos de violência no namoro tais como: violência física, violência psicológica e violação sexual.

Algumas fotografias de uma sessão: