Exercita a observação…. e aprende a dizer não a estilos de vida nocivos

Exercita a observação…. e aprende a dizer não a estilos de vida nocivos

Conceitos de vida saudável transmitidos através de uma imagem …

Comemorámos, na escola sede, o dia mundial do não fumador (dia 17 de novembro) a partir de um mega-cartaz, afixado no átrio central, cujo elemento central – um pulmão figurativo do fumador/não fumador, pintado com tonalidades cinza e rosa, respetivamente – foi o mote para o exercício de reflexão que propusemos aos alunos. A intencional dualidade pictórica permitiu, após a observação cuidada, atenta e crítica, depreender as consequências/ malefícios do tabaco versus benefícios de uma vida saudável (sem tabaco). A reforçar este elemento pictórico central estavam duas mensagens e um coração sorridente.

Todos sobejamente conhecemos os inúmeros fatores de risco associados ao tabaco: é uma das principais causas do cancro do pulmão e da doença pulmonar obstrutiva crónica, entre outros. Prevenir a iniciação do hábito de fumar é, por conseguinte, um dos grandes objetivos do Projeto de Educação para a Saúde. Esperemos que essa missão tenha sido, por ora, cumprida! Aproveitamos, em jeito de reforço, para relembrar aos alunos que o tabaco é um dos maiores inimigos da saúde. Mantenham-se saudáveis!

A equipa do PES agradece a preciosa colaboração do ATL, cuja equipa foi responsável pela elaboração do cartaz apresentado aos alunos.

A equipa do PES