Acordo Ortográfico no computador

Para a maioria das pessoas a criação de um texto começa no processador de texto, ou eventualmente num programa associado às ferramentas de produtividade, como o programa de correio eletrónico, por exemplo. E é aqui que as correções devem ser feitas, independentemente da existência de vários recursos de que nos podemos fazer valer na Internet para tirar dúvidas, como o Portal da Língua Portuguesa.

A Microsoft disponibilizou no ano passado, de forma gratuita, as ferramentas de correção ortográfica e gramatical para o Office, de forma a que tudo fique bem escrito no Word, nos emails e nas apresentações. Estas foram preparadas com o ILTEC e podem ser descarregadas a partir deste site, mas só para as versões do Office 2007 e 2010.

O LibreOffice, o pacote de aplicações open source para Windows, Mac e Linux , sofre de alguns problemas semelhantes. A opção neste caso foi de não permitir alternar entre os modos pré-acordo e pós-acordo, pelo que tem de instalar logo o corretor adequado, que pode ser encontrado aqui e foi desenvolvido pelo Projecto Natura em parceria com o ILTEC.

Excertos do artigo original em http://tek.sapo.pt/extras/sugestoes/sugestao_tek_as_melhores_ferramentas_para_o_n_1213858.html