Ambulância – Suporte Básico de Vida

PES
Nos dias da Escola Sede (30 e 31 de Maio) contámos com a presença da Ambulância INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) dos Carvalhais de Lavos, no âmbito do projecto PES (Projecto Educação para a Saúde): Ambulância  – Suporte Básico de Vida.A equipa que trabalha habitualmente com a ambulância (técnico de enfermagem e motorista-socorrista), explicou aos alunos, através da realização de várias acções de suporte de vida, como se procede ao socorro, transporte e estabilização de acidentados ou vítimas de doença súbita ou em risco de vida, que necessitam de assistência durante o transporte para o hospital.

Demonstraram também a utilidade de todo o equipamento da ambulância (suporte ventilatório, monitorização cardíaca e electrocardiográfica), bem como as medidas de suporte básico de vida (procedimentos associados à imobilização de acidentados, à limpeza ocular, aplicação de compressas e ligaduras, manobras básicas de reanimação, etc.).

Paralelamente relataram episódios de socorro e de emergência de alguns dos nossos alunos. O entusiasmo foi notório, não tendo os técnicos mãos a medir, face às solicitações verbais e demonstrativas dos nossos alunos.

Os objectivos almejados foram portanto cumpridos: contacto directo dos alunos com uma ambulância, concedendo-lhes informações sobre o conceito “suporte básico de vida”.

A equipa agradece a inestimável colaboração da Cruz Vermelha Portuguesa.

A Equipa do P.E.S.