Saúde em Dia

PES

Na Escola Sede do Agrupamento de Escolas do Paião, nos dias 30 e 31 de Maio, comemorou-se uma vez mais “Um dia na Escola Sede”. Esta efeméride proporcionou aos alunos do agrupamento a partilha de experiências lúdico-educativas bastante enriquecedoras. A escola também é feita destes dias.

Assim, no âmbito do P.E.S. (Projecto Educação para a Saúde), realizou-se uma vez mais a actividade “Saúde em Dia”, com o objectivo de sensibilizar a comunidade escolar para a importância da prevenção de eventuais problemas de saúde e para a necessidade de manutenção de hábitos de vida saudáveis. Deste modo, foram efectuados rastreios gratuitos: Altura, Peso, Perímetro Abdominal, IMC (Índice de Massa Corporal), Tensão Arterial, Glicémia, Riscos Cardiovascular e de Obesidade.

Esta actividade, dinamizada pela Dra. Alexandra Macedo – Directora Técnica da Farmácia Brito do Paião e Presidente da A.P.E.E. (Associação de Pais e Encarregados de Educação), contando com a preciosa ajuda de alunos voluntários dos 8º e 9º anos, teve uma grande afluência por parte da comunidade escolar do Agrupamento (alunos, professores e assistentes operacionais). Cada participante recebeu um cartão com o registo dos resultados dos rastreios efectuados.

Convém não esquecer que é através de acções como estas que prevenimos e estimulamos boas práticas, contribuindo, desta forma, para um município mais saudável, com maior qualidade de vida, um dos primados da Agenda 21 local, que procura alcançar um desenvolvimento local integrado e sustentável.

A equipa do P.E.S. agradece a todos os que com ela colaboraram nestas actividades. E não se esqueçam: “Mais vale prevenir que remediar”.