Benefícios de um Estilo de Vida Activo

Tiveram lugar em Maio um conjunto de acções integradas no plano de actividades do PES e dinamizadas pelo professor Paulo Plácido, destinadas aos nossos alunos do 9º ano.

Através desta sensibilização, os alunos compreenderam a importância da prática regular de exercício físico ao longo da vida e a dinâmica desporto/actividade física e saúde/bem-estar. Deste modo, o professor supracitado salientou aspectos como a relação desporto/actividade física e saúde, os benefícios da prática desportiva quer ao nível dos sistemas cardiovascular, locomotor, respiratório, nervoso quer na prevenção/combate dos vícios da sociedade moderna, para além do contributo do exercício físico no combate à obesidade. Concomitantemente, facultou ainda alguns conselhos sobre o  tipo de dieta e de exercício físico adequados à faixa etária dos alunos, bem como algumas recomendações para evitarem o excesso de peso.

Atendendo a que há cada vez mais jovens que resumem praticamente todas as suas horas de lazer a actividades sedentárias e monótonas como o computador, internet, música, televisão, se deslocam para a escola de carro ou transporte escolar, ficam parados ao longo do dia, caminham pouco e cuja prática de exercício físico se restringe às aulas de Educação Física – atitudes que comprometem o desenvolvimento pleno das suas capacidades físicas e uma composição corporal saudável e ideal, há muitos obesos nos países desenvolvidos e esta distribuição desproporcional de gordura inicia-se na infância.

Nunca é demais relembrar que um indivíduo com um estilo de vida sedentário tem o dobro das possibilidades de contrair doenças cardiovasculares do que um com um estilo de vida activo. Atendendo a que há cada vez mais jovens sedentários, torna-se por isso necessário seguir a grande lição: se queremos ser saudáveis e “vender saúde”, temos que praticar exercício físico com regularidade.

Actualmente começa também a relacionar-se actividade física e saúde. Há provas evidentes que esta se reflecte na qualidade da nossa capacidade produtiva, nas relações interpessoais e até na nossa auto-estima e grau de auto-satisfação. Por outro lado, atendendo a que a maioria dos países desenvolvidos, como Portugal, apresentam actualmente um elevado envelhecimento da população, é providencial, a bem da saúde pública, que tanta despesa acarreta actualmente como todos sabemos, o enraizamento nos nossos hábitos da prática desportiva regular.

Por todas estas razões e ainda por mais algumas, é caso para dizer: ponha a sua saúde em movimento! Seja activo e opte por um estilo de vida saudável.

A Equipa do PES