Actividades na Piscina

O Agrupamento de Escolas do Paião realizou nos dias 20 e 27 de Abril e 4 de Maio uma actividade promotora de hábitos de saúde e bem-estar (físico e psicológico), para os alunos do 1º Ciclo do Paião, organizada pelo PES (Projecto Educação para a Saúde) e que contou com a inestimável colaboração da Área Disciplinar de Educação Física do Agrupamento.

Os alunos participantes tiveram a oportunidade de experienciar várias actividades na Piscina Municipal do Paião, que lhes permitiram a adaptação à água, a aprendizagem/aperfeiçoamento de técnicas e principalmente, bons momentos de descontracção, relaxamento e até de diversão.

A natação é um dos desportos mais completos e acessíveis a todos, ainda que para esta faixa etária (dos 6 aos 11 anos), seja necessário um programa para principiantes. A água detém características relaxantes, é uma óptima forma de vencer o sedentarismo, de libertar energias/tensões acumuladas, torna o nosso coração mais forte, diminuindo os riscos de incidência de doenças cardiovasculares, estimula a circulação sanguínea, fortalece os músculos e ajuda no emagrecimento, melhora também o processo respiratório e exercita as nossas articulações.

A par destes benefícios físicos estão os de natureza psicológica: os indivíduos que praticam desporto sentem-se mais seguros e são normalmente mais independentes, aumentando a sua auto-estima, os níveis de stress diminuem, uma vez que a enorme concentração exigida na coordenação motora e respiratória leva a uma diminuição de tensões e distanciamento dos problemas do quotidiano.

Contra factos não há argumentos! Nade muito…  pela sua saúde!

A Equipa do PES