Shiatsu

O Projecto Educação para a Saúde (PES) promoveu, no dia 23 de Março, no Pavilhão Municipal do Paião, duas sessões práticas desta terapia, dirigida pelo Terapeuta Alessandro Zucchetti. Estiveram presentes 26 entusiásticos participantes, entre pessoal docente e não docente.

Para os menos conhecedores a palavra japonesa Shiatsu significa pressão (“Atsu”) com os dedos (“Shi”). Trata-se de terapia de equilíbrio físico e energético, baseada na pressão de mãos e dedos em determinados pontos do corpo, estimulando os pontos da acupunctura e as zonas de reflexo dos órgãos internos. O equilíbrio obtém-se com a deslocação das energias das zonas em excesso, às zonas de carência e vice-versa.

Esta modalidade é indicada como terapia de síndromes do sistema nervoso, do aparelho digestivo ou locomotor, de traumas físicos e emocionais, bem como para o restabelecimento das energias vitais. Em síntese: estando associado ao equilíbrio energético, obtêm-se bons resultados em qualquer tipo de problemas, independentemente da nossa idade. Quem já experimentou garante que a energia flui e que são manifestas as melhorias na sua saúde e qualidade de vida. Em relação aos participantes, as suas expressões evidenciavam, no final das sessões, relaxamento, calma e apaziguamento.

Numa sociedade extremamente exigente e face a esta actual conjuntura económica os níveis de ansiedade, de stress e de cansaço físico e mental subiram de forma alarmante. Cada vez mais nos ocupamos com trabalho e nos esquecemos do lazer, de fazer o que mais gostamos e nos dá mais prazer. Esses momentos são vitais para encontrarmos o nosso equilíbrio, restabelecermos energias vitais e a nossa força interior. E aqui o Shiatsu poderá ser-nos muito útil. É muito importante que cada um de nós procure dentro de si momentos de felicidade que permitam atingir a plenitude, a paz tão desejada, o equilíbrio tantas vezes perseguido e a vida tão sonhada.

A equipa do PES agradece a preciosa colaboração do professor Alexandre Figueiredo (docente da escola) na preparação e realização deste evento.

A Equipa do PES