Sexualidade e Relação Pais/Filhos

Foi realizado na Escola E. B. 2, 3 Dr. Pedrosa Veríssimo um colóquio organizado pela Presidente da Associação de Pais deste Agrupamento, Dr.ª Alexandra Macedo, em colaboração com o Projecto Educação para a Saúde e contou com a mediação de duas Psicólogas convidadas: Drª. Vera Silva e Drª. Eugénia Roque.

Foi dirigido aos Encarregados de Educação/Educadores/Professores do Agrupamento, com o intuito de ultrapassar algumas dificuldades informativas e comunicativas que persistem, nas conversas sobre sexualidade com os adolescentes, bem como clarificar o seu papel na educação sexual.

Os presentes foram alertados para os valores médios nacionais, nomeadamente da gravidez na adolescência, da droga e seus efeitos, para além das doenças sexualmente transmissíveis. Reforçou-se a necessidade dos Pais sensibilizaram os seus Educandos para comportamentos responsáveis no relacionamento sexual, estimulando comportamentos assertivos, designadamente o uso obrigatório de preservativo mesmo quando se trate da primeira experiência sexual. É também importante que reflitam com eles acerca do projecto de vida no que respeita à sua vida amorosa e sexual. Salientou-se ainda que dizer “não” a um filho é também uma forma de o educar e até amar, bem como o perigo que constitui a inversão de papéis (os pais tornarem-se filhos e amigos e vice-versa), que gera falta de assertividade nas decisões educativas.

Sublinhou-se ainda a imperiosa necessidade dos Encarregados de Educação acompanharem assiduamente a vida escolar dos seus educandos, de os esclarecerem sobre eventuais dúvidas sobre sexualidade e afectos, porque este diálogo e atenção é fundamental como garante de futuros adultos responsáveis e conscientes do seu papel na sociedade.

A Equipa do PES