Parabéns Sophia

 

   Sophia de Melo Breyner Andresen

                 Nasceu em 6 de novembro de 2009, no Porto                 Morreu em 2 de junho de 2004, em  Lisboa, com 84 anos                                                          
                                      

 Poetisa e contista portuguesa, nasceu no Porto, no seio de uma família aristocrática, e aí viveu até aos dez anos, altura em que se mudou para Lisboa. De origem dinamarquesa por parte do pai, a sua educação decorreu num ambiente católico e culturalmente privilegiado que influenciou a sua personalidade.

O ambiente da sua infância reflecte-se em imagens e ambientes presentes na sua obra, sobretudo nos livros para crianças. Os verões passados na praia da Granja e os jardins da casa da família ressurgem em evocações do mar ou de espaços de paz e amplitude. A civilização grega é igualmente uma presença recorrente nos versos de Sophia, através da sua crença profunda na união entre os deuses e a natureza, tal como outra dimensão da religiosidade, provinda da tradição bíblica e cristã.

Da sua infância e juventude, a autora recorda sobretudo a importância das casas, lembrança que terá grande impacto na sua obra, ao descrever as casas e os objectos dentro delas, dos quais se lembra. Explica isso do seguinte modo: “Tenho muita memória visual e lembro-me sempre das casas, quarto por quarto, móvel por móvel e lembro-me de muitas casas que desapareceram da minha vida (…). Eu tento «representar», quer dizer, «voltar a tornar presentes» as coisas de que gostei e é isso o que se passa com as casas: quero que a memória delas não vá à deriva, não se perca”

(…) Encontrei a poesia antes de saber que havia literatura. Pensava mesmo que os poemas não eram escritos por ninguém, que existiam em si mesmos, por si mesmos, que eram como que um elemento do natural, que estavam suspensos imanentes (…). É difícil descrever o fazer de um poema. Há sempre uma parte que não consigo distinguir, uma parte que se passa na zona onde eu não vejo.”.[

Sophia de Melo fez-se poeta já na sua infância, quando, tendo apenas três anos lhe foi ensinada “A Nau Catrineta”:

“Havia em minha casa uma criada, chamada Laura, de quem eu gostava muito. Era uma mulher jovem, loira, muito bonita. A Laura ensinou-me a “Nau Catrineta” porque havia um primo meu mais velho a quem tinham feito aprender um poema para dizer no Natal e ela não quis que eu ficasse atrás… Fui um fenómeno, a recitar a “Nau Catrineta”, toda. Mas há mais encontros, encontros fundamentais com a poesia: a recitação da “Magnífica”, nas noites de trovoada, por exemplo. Quando éramos um pouco mais velhos, tínhamos uma governanta que nessas noites queimava alecrim, acendia uma vela e rezava. Era um ambiente misto de religião e magia… E de certa forma nessas noites de temporal nasceram muitas coisas. Inclusivamente, uma certa preocupação social e humana ou a minha primeira consciência da dureza da vida dos outros, porque essa governanta dizia: «Agora andam os pescadores no mar, vamos rezar para que eles cheguem a terra» (…).”

Poesia:

Poesia (1945)

O Dia da Mar (1947)

Coral (1950)

No Tempo Dividido (1954)

Mar Novo (1958)

Livro Sexto (1962)

O Cristo Cigano (1961)

Geografia (1967)

Antologia (1968)

Grades (1970)

11 Poemas (1971)

Dual (1972)

Antologia (1975)

O Nome das Coisas (1977)

Navegações (1983)

Ilhas (1989)

Musa (1994)

Signo (1994)

O Búzio de Cós (1997)

Mar (2001)

Primeiro Livro de Poesia (infanto-juvenil) (1999)

Orpheu e Eurydice (2001)


Prosa: 

 O Rapaz de Bronze (1956)

 Contos Exemplares (1962)

Histórias da Terra e do Mar (1984)

A Fada Oriana (1958)

A Menina do Mar (1958)

 Noite de Natal (1959)

 O Cavaleiro da Dinamarca (1964)

 A Floresta (1968).

 

Sítios Web sobre a poetisa:

Biografia, obra e estudos de Sophia de Mello Breyner Andresen, pelo Instituto Camões
http://www.instituto-camoes.pt/escritores/sophia.htm

Biografia de Sophia de Mello Breyner Andresen
http://www.esec-estarreja.rcts.pt/alunos/99-12m/grupo2/sophia_de_mello_breyner.htm

Biografia, obra, poesia online, prémios, citações sobre Sophia
http://www.mulheres-ps20.ipp.pt/SophiaMBreyner.htm

Poemas online de Sophia de Mello Breyner Andresen
http://poesiaseprosas.no.sapo.pt/sophia_m_b_andresen/poetas_sophiambandresen01.htm

Poemas, Biografia e imagens de Sophia de Mello Breyner
http://www.astormentas.com/andresen.htm